Ashtanga Yoga – Mantra

ashtanga yoga mantra

Os mantras fazem parte do sistema holístico do Yoga, que utiliza de sons e movimentos para trabalhar o corpo e a mente ao mesmo tempo.

Tem a finalidade de aquisição do equilíbrio físico e mental no dia a dia de quem o pratica, transformando de forma significativa os dias turbulentos, trazendo tranquilidade e espiritualidade através dos mantras e movimentos praticados.

Sobre os mantras

Patanjali foi quem reuniu uma série de ensinamentos sobre Yoga (os sutras) e propagou seus conhecimentos na Índia. Ao iniciar a prática, o mantra Ashtanga Yôga é entoado em saudação a Patanjali e todo o seu conhecimento disseminado no decorrer dos tempos. As vibrações sonoras que emanam desse mantra tem a capacidade de modificar as energias internas e relaxar o corpo e a mente para a sequência de Ashtanga que seguirá.

A filosofia indiana apresenta o “OM” como detentor de todos os sons do universo e, assim como inicia, também termina vários mantras e orações.

Algumas pessoas, com o desenvolvimento contínuo das práticas de ashtanga, acabam por desencadear uma sensibilidade mais aguçada para as sensações da espiritualidade e isso não é diferente para as sensações físicas. Toda a técnica realizada desde a sua prática deve manter uma sequência correta, sendo aplicada constantemente com auxílio dos mantras e trabalhando sempre a respiração e as vibrações dos chakras.

As práticas de meditação possuem orações de início e da mesma forma como procede a evolução dos métodos de meditação, possui também orações de encerramento. As vibrações emitidas pelas pronúncias das palavras e pela intensidade sonora tem finalidades específicas e trabalha a sensibilidade, os pensamentos, as emoções e controla a fragilidade do espírito.

O Mantra que abre a meditação

Tradicionalmente, o mantra que abre a meditação é o ASHTANGA YOGA MANTRA, que é um momento onde são pedidas bençãos e oferecida a gratidão por todo o conhecimento e sabedoria adquiridos e repassados. A seguir, o mantra e sua tradução:

“Om
Vande Gurunam Charanaravinde
Sandarshita Svatma Sukava Bodhe
Nih Sreyase Jangalikayamane
Samsara Halahala Mohashantyai
Abahu Purushakaram
Shankhacakrsi Dharinam
Sahasra Sirasam Svetam
Pranamami Patanjalim
Om”

Traduz-se:

“Om
Saúdo os pés de lótus do mestre
que ensina o justo saber e aponta
o caminho para o despertar da alma,
aquele que esta além das comparações e que,
como o medico da selva,
extrai da consciência o veneno da ignorância (Samsara).
Eu me prostro aos pés do sábio Patanjali
que tem forma humana na parte superior do corpo,
que segura uma espada (discriminação), uma concha (som divino) e um disco (tempo infinito),
que esta coroado por uma serpente de mil cabeças.
Om”

O Mantra que encerra a meditação

Embora existam muitas orações em mantras, a tradição encerra o período de meditação com o mantra MANGALA MANTRA, que tem como finalidade a invocação da paz.

“Om
Svasthi Praja Bhyaha Pari Pala Yantam
Nya Yena Margena Mahim Mahishaha
Go Brahmanebhyaha Shubamastu Nityam
Lokah Samastah Sukhino Bhavantu
Om Shanti Shanti Shantihi”

Traduz-se:

“Que os governantes da terra mantenham a senda da virtude e justiça para garantir o bem estar de todas as gerações. Que os religiosos e todas as demais pessoas sejam sempre abençoadas, que todos os seres de todos os mundos sejam felizes e livres. Om paz, paz, paz”

Os mantras ao serem recitados, carregam em seus sons níveis vibratórios diferentes e que atingem áreas específicas, tanto do corpo, quanto da mente. Essas vibrações impulsionam as transformações de consciência, atingindo níveis mais elevados, energizando os chakras e equilibrando sensações e sentidos.

Se você gostou, não esqueça de avaliar o artigo

Avaliação: 3.8/5 (6 votos)
Por favor, ajude-nos a compartilhar esta página em suas redes sociais para que possamos alcançar mais pessoas que precisam de nossa ajuda nesses temas. Você só precisa clicar em um dos botões abaixo. Obrigado!

Participa, deixe seu comentário

Outros artigos

Ashtanga Yoga em SP

As aulas de Ashtanga Yoga são uma ótima forma de treinar tanto a mente, quanto o corpo. Veja alguns locais de referencia para fazer essa prática em SP.

Primeira série: saudando o sol

ashtanga yoga primeira serie

Os asanas da primeira série de Ashtanga Vinyasa Yoga são cerca de 40 movimentos de saudação ao sol (Surya Namaskaara), que tem por objetivo a concentração da mente e o estímulo do corpo por meio de posturas psico-físicas que exigem força e contração dos músculos.

Ashtanga Yoga em BH

ashtanga yoga bh

As aulas de Ashtanga Yoga em BH são uma ótima maneira de exercitar o corpo e a mente, uma fonte de melhorias na concentração, uma chance de se distanciar dos problemas do dia a dia e aumentar a força física e mental.