Primeira série: saudando o sol

ashtanga yoga primeira serie

Os asanas da primeira série de Ashtanga Vinyasa Yoga são cerca de 40 movimentos de saudação ao sol (Surya Namaskaara), que tem por objetivo a concentração da mente e o estímulo do corpo por meio de posturas psico-físicas que exigem força e contração dos músculos.

Essa primeira série também é conhecida por Yoga Chikitisa. Os movimentos da série primária são para serem realizados por alunos e dizem respeito a 6 séries fixas. Já os movimentos da série intermediária são realizados pelos professores e os movimentos da série avançada servem apenas para demonstração.

Ashtanga Vinyasa Yoga

O guru e sábio Vamana Risi organizou o manuscrito antigo conhecido como Yoga Korunta. Neste documento, encontram-se os asanas ou posturas corporais como os bandhas, mudras, vinyasa e dristhi. Cada uma dessas técnicas corporais tem uma finalidade.

Por exemplo, os bandhas são para impedir a dispersão de energia e para concentrar essa energia numa parte específica do corpo. Os principais bandhas são: mula bandha (região abdominal), uddiyana bandha (diafragma) e jalandhara bandha (pescoço).

Assim, o ashtanga yoga é um sistema que visa trabalhar o corpo para o equilíbrio e a respiração consciente. Essa respiração é conhecida como pranayama, ou energia vital, e ao lado dos asanas compõem um dos quatros elementos fundamentais do yoga (yamas, niyamas, pranayama e asanas).

A primeira serie de ashtanga yoga, tal como a conhecemos hoje, foi desenvolvida na década de 30 do século passado, por Sri Tirumalai Krishnamacharya, em Mysore, na Índia. Mas foi Sri K. Pattabhi Jois, na década de 70, que popularizou e disseminou no ocidente a Ashtanga vinyasa yoga.

Outro nome importante é a do indiano Patanjanli que escreveu os sutras (aforismos), que são a fonte de toda a yoga tradicional. Quando a prática de yoga se inicia, começamos por saudar Patanjanli com um mantra. Assim existem dois mantras, o de abertura (Ashtanga Yoga Mantra) e o final (Mangala Mantra).

Benefícios para os praticantes

A primeira série traz uma série de benefícios para o praticante. Um deles e mais sabidamente conhecido é a concentração. Isso se dá porque os movimentos da ashtanga yoga visam ligações profundas entre os asanas e os pranayamas, ou seja, realizar as posturas e, ao mesmo tempo, trabalhar a respiração consciente. Em decorrência da concentração, de estar presente no agora, vem unido também o desenvolvimento do bem-estar físico e emocional.

Além disso, o corpo é transformado pela prática das posturas da primeira série de ashtanga, já que a força colocada sobre os músculos, para desenvolver o equilíbrio, trabalha todo o tônus muscular e define o corpo de forma natural e funcional.

Todas as pessoas podem se beneficiar da riqueza que traz o ashtanga yoga. Para isso, basta procurar um professor de yoga que possa te iniciar nesse universo.

Se você gostou, não esqueça de avaliar o artigo

Avaliação: 3/5 (1 votos)
Por favor, ajude-nos a compartilhar esta página em suas redes sociais para que possamos alcançar mais pessoas que precisam de nossa ajuda nesses temas. Você só precisa clicar em um dos botões abaixo. Obrigado!

Participa, deixe seu comentário

Outros artigos

Ashtanga Yoga em SP

As aulas de Ashtanga Yoga são uma ótima forma de treinar tanto a mente, quanto o corpo. Veja alguns locais de referencia para fazer essa prática em SP.

Ashtanga Yoga – Mantra

ashtanga yoga mantra

Os mantras fazem parte do sistema holístico do Yoga, que utiliza de sons e movimentos para trabalhar o corpo e a mente ao mesmo tempo.

Ashtanga Yoga em BH

ashtanga yoga bh

As aulas de Ashtanga Yoga em BH são uma ótima maneira de exercitar o corpo e a mente, uma fonte de melhorias na concentração, uma chance de se distanciar dos problemas do dia a dia e aumentar a força física e mental.